quarta-feira, 9 de novembro de 2016

NOTA DE POSICIONAMENTO DO FÓRUM DE COTAS/UFPA ACERCA DAS OCUPAÇÕES

O Fórum de Cotas, por meio do IV Seminário de Cotas da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2016, coordenado pelo Programa Conexões de Saberes (PCS/UFPA), em conjunto com diversos movimentos sociais e a comunidade acadêmica debateu acerca dos desafios para a superação do racismo, preconceito e intolerâncias e a promoção do direito à diferença.
O Fórum de Cotas compreende a importância das políticas afirmativas dentro e fora da universidade bem como os riscos que essas ações sofrem por conta da atual conjuntura política que tem promovido retrocessos em direitos historicamente conquistados. E desta forma, o Fórum posiciona-se contra a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 55/2016 que tramita atualmente no Senado Federal, se for aprovada congelará por vinte anos os investimentos em políticas sociais que são essenciais como: Saúde, Educação e Assistência Social.
Nesse sentido, o Fórum vem por meio desta manifestar seu total apoio às ocupações estudantis e enaltecer a "aula de democracia" dada pelo movimento estudantil em assembleia realizada no último dia 07 de Novembro na própria Universidade em que compreendemos a legitimidade desse processo e a necessidade de resistência frente aos ataques que as normas representam. Destacando que as ocupações ocorrem a nível nacional e demonstram a insatisfação e posicionamento contrário à Medida Provisória nº 746/2016 (conhecida como Reforma do Ensino Médio) e à PEC nº 55/2016, o Fórum de Cotas da Universidade Federal do Pará reitera “FORA TEMER!”, “NÃO À PEC 55!”, “SIM ÀS OCUPAÇÕES!”. "POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS/AS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário